top of page

folhas d’o passo

As três notações d'O Passo

No método O Passo, as notações orais, gráficas e corporais estão articuladas entre si como ferramentas integradas para o processo de alfabetização e prática musical.

A notação gráfica d'O Passo está baseada na partitura tradicional e tem sido utilizada para introduzi-la. Diferente da partitura tradicional que exige uma formação específica para sua compreensão, na partitura d'O Passo são utilizados apenas números e vogais, o que a torna mais acessível.

Na forma como a notação oral é utilizada n’O Passo, falar já é escrever.

Há inúmeras formas de notação oral na educação musical, formal ou informal, mas nenhuma outra se comunica com uma notação corporal, nem é usada para preparar uma notação gráfica.

A notação corporal d'O Passo é um modelo de regência com os pés que permite o desenho do espaço musical. O modelo de regência com as mãos – o movimento do maestro – pode apenas comunicar e/ou organizar. O movimento d'O Passo, ao implicar o corpo inteiro, organiza, comunica e também ensina.

Conheça as Folhas d’O Passo

Antes de partir para as Folhas d'O Passo é preciso entender seus objetivos. Os textos de instruções servem como apoio e direção aos estudos. Sinta-se à vontade para tentar suas próprias formas, mas considere que essas são sugestões de professores que já estão há anos estudando e ensinando com elas.

Folha dos Números + instruções (com vídeos)

Folha do E + instruções (com vídeos)

Tocar e Cantar com E + instruções (com vídeos)

Folha do I + instruções (com vídeos)

Tocar e Cantar com I + instruções (com vídeos)

Folha do O + instruções (com vídeos)

Tocar e Cantar com O + instruções (com vídeos)

Sequências de Graus + instruções


Veja essas folhas básicas e as folhas avançadas no livro O Passo - música e educação de Lucas Ciavatta.

bottom of page