top of page

projetos

O Passo no Hospital Premier

O Hospital Premier de São Paulo é referência continental na especialidade dos Cuidados Paliativos e desde 2019 um dos quatro satélites mundiais do programa de formação QELCA desenvolvido pela instituição em que a especialidade foi criada na década de 1960, o St Christophers Hospice no Reino Unido.


Em março de 2017 O Passo® começou a ser utilizado no Hospital Premier como ferramenta central do projeto Hora Lúdica. Durante dois anos o projeto foi uma atividade semanal de integração de equipe e combate ao burnout (síndrome do esgotamento profissional) por meio  de  diferentes  práticas  musicais  conduzidas pelo

30a5e921-c71c-488a-9e65-1d0669cbe2fe.jpg
2.jpg

professor do Instituto d’O Passo, músico e cientista social, Emiliano Castro. Originalmente a atividade incluía voluntariamente todos os quase 300 colaboradores do hospital em agenda escalonada durante seu horário de trabalho remunerado. A Hora Lúdica atingiu o objetivo de ampliar a conexão entre todas as categorias profissionais do hospital (desde a limpeza até a superintendência, passando por todo o corpo da enfermaria e demais setores), promoveu o empoderamento individual por meio de experiências e debates sobre a pluralidade da cultura brasileira, a consciência corporal, consciência de grupo e a descontração em equipe durante as jornadas de trabalho.

Celebrações informais com muito espaço para a música já eram tradição no Hospital Premier e um desenvolvimento natural da Hora Lúdica foi a aquisição de instrumentos percussivos de bateria de escola de samba e do forró e o nascimento do Bloco do Premier. O Bloco era composto pelos colaboradores mais engajados nas atividades com O Passo® e antes da pandemia agitavam celebrações de carnaval, São João, Dia Internacional dos Cuidados Paliativos e outras festas da agenda do Hospital.

Nos anos seguintes a experiência da Hora Lúdica foi replicada na recepção de estagiários e ligas de estudantes universitários de todo o Brasil quando recebidos no Hospital Premier para estágios e visitas com duração entre uma semana e um mês.

3.jpg
4.jpg

Outros importantes projetos do Instituto Premier de Educação e Cultura ampliaram as colaborações com o Instituto d’O Passo. Em 2017 e 2019 o IIIº e o IVº Encontro Brasileiro de Serviços de Cuidados Paliativos apresentaram aos seus participantes brasileiros e estrangeiros as atividades de

integração e descontração realizadas pelo Hospital como uma de suas estratégias de “cuidar de quem cuida”, valor fundamental nos Cuidados Paliativos.

5.jpg

Outro projeto regular e periódico do Instituto Premier, o curso Viver a Música – formação de músicos atuantes em instituições de saúde - desde a quinta edição, em 2019, sob coordenação pedagógica de Emiliano Castro - passou a incluir o método O Passo® na formação de seus estudantes e a estreitar ainda mais a parceria entre os dois institutos. Na atual sexta edição de 2021, além das aulas de percepção utilizando O Passo® existe um forte corpo docente de 28 professores que conta com nomes como Ailton Krenak, Marlui Miranda, Toninho Carrasqueira, Ivan Vilela, André Hosoi, Beth Beli e Dr. Samir Salman.

6.jpg

O encontro entre os valores defendidos pelo Instituto d’O Passo e pelo Instituto Premier de Educação e Cultura vem fazendo com que a sua colaboração cresça e fortaleça o desejo de ampliação destes e outros projetos que representam uma compreensão ampla do “cuidar”, democrática e republicana. Os projetos tendem a englobar a comunidade do Hospital, aparelhos públicos de sua região como escolas, associações comunitárias de idosos e mobilizações civis que dialogam em contexto nacional e funcionam à maneira de sementeira de ações universalizáveis, inspiradoras desta nossa compreensão cidadã do mundo.

parceiro institucional

logo_CMYK_INSTITUTO_PREMIER_Horiz+.jpg
bottom of page