top of page
grupos

Bloco d'O Passo

O Bloco d'O Passo é um grupo de percussão e canto criado por Lucas Ciavatta em 1998. Desde então, tem sido o principal espaço de experimentação artística com o método O Passo e, ao mesmo tempo, de seu desenvolvimento como metodologia de ensino, numa relação direta entre criação e formação.

O Bloco d'O Passo se apresentou em espaços como Sala Cecília Meireles, Teatro Carlos Gomes, Teatro do Jockey, Espaço Cultural Sergio Porto e Sala Baden Powell. Na França, realizou duas turnês de shows e oficinas, em 2009 e 2018. Desde 2014 o grupo tem se apresentado exclusivamente dentro de projetos e eventos.

 

Destaques dos últimos 10 anos:

 

2018 Estreia na França, em Arques e Besançon, do seu novo show "OUTROS NÓS" (ver quadro ao lado) com uma apresentação em cada cidade, com público total de cerca de 1200 pessoas. Essas apresentações foram antecedidas de oficinas para cerca de 250 alunos, de 6 a 20 anos, nos conservatórios de música dessas duas cidades.

2017 O Bloco d’O Passo fez o show de abertura do projeto "O Passo na Gavião Peixoto”, realizado em parceria com o Grupo Komedi e a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e patrocínio do Somos Educação.

2015 Circulação do espetáculo "O Passo através do Bloco - uma visita guiada" pela Zona Norte e Zona Oeste do Rio de Janeiro, com sete apresentações em Lonas Culturais e Arenas Cariocas, através do edital de Fomento à Cultura Carioca da Secretaria Municipal de Cultura. No mesmo ano também foi apresentado em seis unidades do SESC Rio.

2014 O espetáculo “O Passo através do Bloco — uma visita guiada” foi apresentado pela primeira vez na abertura da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, para um público de 800 pessoas, e no encerramento do Festival de Inverno do SESC Rio, em Petrópolis.

2009 Turnê pela França tocando em teatros de Paris, Lyon, Toulouse e Montpellier. No festival Fruits de Voix, em Lons-le-Saunier, ainda na França, o Bloco d'O Passo também se apresentou e participou do espetáculo "Ponts" (Pontes), uma co-criação franco-brasileira, com direção geral de Eduardo Lopes.
 

Músicos: Cadu Torres, Carol Vanni, Felipe Reznik, Isabela Ciavatta, Layla Waltenberg, Lucas Ciavatta, Mateus Xavier e Rosa Ciavatta

Direção geral: Lucas Ciavatta
Co-criação: Lucas Ciavatta, Bloco d'O Passo, Ana Achcar e Renato Machado
Direção de cena: Ana Achcar
Luz: Renato Machado

Som: Pedro Capão
Figurino: Joana Mureb

Realização: O Passo Produções

Produção executiva: Laura de Castro

OUTROS NÓS

Canto, percussão e movimento. No seu novo espetáculo, o Bloco d’O Passo, grupo composto por quatro homens e quatro mulheres, traz para a cena, com a música e o movimento, o tema do encontro na diversidade.

Faz-se muito presente em nosso tempo a questão do “diferente”, do “outro”. Sejam pessoas com modos de vida ou escolhas diversas, alteridades ligadas à raça, fé ou gênero, seja o imigrante ou o refugiado. Todas, no entanto, de uma forma ou de outra, são pessoas. Habitantes do mesmo planeta, num tempo comum. Quem somos “nós”? Quem são “os outros”? Como nos acolher mutuamente?

Partindo destas questões, o diretor Lucas Ciavatta, a diretora de cena Ana Achcar, o iluminador Renato Machado e os integrantes do Bloco, criaram “OUTROS NÓS”, um espetáculo que, por meio do movimento e dos sons de vozes e percussões, joga com as diferenças para gerar algo novo e potente.

 

O repertório apresenta uma brasilidade rica e diversa (jongo, boi, embolada, ciranda, maracatu, funk, xote  etc.), mas que também dialoga com outras referências e culturas. O mundo, o lugar, o tempo, a vida, a morte, o conflito, o encontro. A beleza de estarmos aqui e agora. OUTROS NÓS, nossa humanidade diversa.

vídeos
Bloco d'O Passo

Bloco d'O Passo

bottom of page