o instituto
O Instituto d’O Passo acredita que a música é um direito. Nosso foco é o permanente desenvolvimento e a difusão do método O Passo® de educação musical, criado em 1996 pelo músico e professor Lucas Ciavatta. N'O Passo, o corpo está no centro de todo processo de aprendizado e construção de conhecimento musical.
O Instituto d'O Passo trabalha com projetos nos quais a música é uma vivência pessoal e também coletiva, acessível a qualquer pessoa.
Há o Instituto d'O Passo no Brasil, instituído como uma empresa sediada no Rio de Janeiro, e o Instituto d'O Passo França, que é uma associação sem fins lucrativos estabelecida em Montpellier.
Porém, não há fronteiras para as atividades do Instituto d'O Passo. A ideia central é circular Brasil adentro e mundo afora através de parcerias e projetos. O que fazemos – sejam cursos, aulas, oficinas, grupos musicais, shows, concertos ou eventos – está e estará sempre lá fora: nas ruas e nas praças, nas universidades e conservatórios, nas escolas regulares ou nos blocos de carnaval de rua, em ONGs ou empresas, ou onde mais o desejo de fazer música estiver.
O Passo é para todos, onde for. Assim como a música deve ser.
Música e Educação para todos
o que fazemos
O Passo em movimento
O Instituto d’O Passo realiza cursos, consultoria pedagógica e projetos que promovem impacto cultural e social, com a garantia da excelência na utilização do método O Passo®.
Cursos
O Instituto d’O Passo é responsável pelo único curso certificado para formação de professores no método O Passo®.
O objetivo é oferecer àqueles que querem começar a utilizar O Passo®, ou a professores que já conhecem e usam O Passo®, a oportunidade de imersão no método e a troca com músicos/professores do Instituto. O curso foca no domínio dos conceitos, ferramentas e exercícios do método para utilização em aulas de música. O Instituto d’O Passo realiza também cursos regulares e intensivos livres, para o público em geral. SAIBA MAIS >
Projetos
Levam a marca do Instituto d’O Passo no Brasil e no mundo. São elaborados como projetos próprios ou sob demanda de empresas, ONGs e produtoras que têm interesse em obter impacto social positivo através de atividades culturais e pedagógicas com O Passo®. Atuamos na criação e gestão do projeto todo ou apenas em fases definidas do processo, construindo parcerias, por meio de leis de incentivo ou de editais.
Consultoria pedagógica
Atuamos junto a escolas regulares e escolas de música na elaboração ou aprimoramento do projeto pedagógico de educação musical, seja orientando ou formando equipes. Hoje, estamos no Colégio Sarah Dawsey (Rio de Janeiro - RJ) e no Conservatório de Besançon (Besançon - França).
Para mais informações sobre nossos projetos e saber como o método O Passo® pode colaborar com a sua ideia, entre em contato.
quem faz
DIREÇÃO
Lucas Ciavatta
Criador do método O Passo e diretor geral
Formado em Música pela Unirio e mestre em Educação pela UFF, é também diretor do Bloco d’O Passo, professor da PUC-Rio, da Maracatu Brasil e coordenador de música do Colégio Sarah Dawsey. Há mais de 20 anos desenvolve projetos de música e educação em parceria com diversas instituições, escolas, universidades, ONGs, SESCs, prefeituras etc. No exterior, realizou cursos e oficinas d'O Passo na França, nos EUA, na Alemanha, na Áustria, no Chile e no Uruguai.
Daniela Ferreira Nunes
Diretora adjunta BR
Formada em História, com pós-graduação em Gestão Cultural. É gestora de projetos d’O Passo, atuou também na OSCIP Associação Redes de Desenvolvimento da Maré e foi Coordenadora Técnica da Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural da Secretaria Municipal de Cultural do Rio de Janeiro.
Emiliano Castro
Diretor adjunto BR
Violonista, compositor e professor de música. Formado em Ciências Sociais pela USP e em Guitarra Flamenca no Conservatori Superior de Música del Liceu de Barcelona. Como músico, gravou em mais de 40 discos como instrumentista, compositor, arranjador ou produtor e tocou em diferentes países da América Latina, Europa e África.
Jérôme Viollet
Diretor adjunto FR
Baterista, percussionista, após um curso de percussão clássica, especializou-se em música caribenha e sul-americana depois de muitas estadias, incluindo Cuba, Brasil, Venezuela e Nova York. Sua formação musical e educacional sempre esteve ligada ao canto e à dança. Ele dirige, entre outros, projetos em torno de canções iorubás: "IBO IBO" e "GERONIMO". Além de suas atividades no Instituto d'O Passo, ensina no IMFP, no JAM e regularmente realiza cursos em toda a França.
Thomas Nicol
Diretor adjunto FR
Violoncelista clássico e barroco, ele é "intermitent du spectacle" e colabora em diversos projetos musicais com estética variada. Paralelamente ele estudou matemática e filosofia. Ele é professor de O Passo no conservatório de Besançon, especialmente para os alunos de graduação como parte de seus cursos de treinamento musical. Ele é regularmente convidado a apresentar O Passo a outros professores de diferentes instituições e é instrutor do Centro Nacional de Serviço Público Territorial (CNFPT).
FORMADORES
BRASIL
Lucas Ciavatta [criador d'O Passo® e diretor do Instituto d'O Passo]
Emiliano Castro [diretor adjunto do Instituto d'O Passo]
Gabriel Aguiar
Violonista, professor de música no Colégio Santo Inácio [Rio de Janeiro]
Daniel Reginato
Cantor e professor da Escola de Música do Parque Ibirapuera [São Paulo]
FRANÇA
Jérôme Viollet [diretor adjunto do Instituto d'O Passo]
Thomas Nicol [diretor adjunto do Instituto d'O Passo]
PROFESSORES FORMADOS
BRASIL
Felipe Reznik
Percussionista e formado em Música pela Unirio, professor de música do Colégio Eliezer Max. É um dos fundadores, diretor musical, coordenador de oficina e mestre de bateria do Bloco do Sargento Pimenta. [Rio de Janeiro/BRASIL]
Lila Santos
Professora do Instituto Federal Sertão Pernambucano, em Petrolina. Pesquisadora e professora de canto e teclado escolas de música e na educação infantil e fundamental I. [Petrolina/BRASIL]
Mateus Xavier
Percussionista, músico/professor do Instituto O Passo. É diretor-assistente do Bloco d'O Passo, diretor do Bloco Sargento Pimenta e fundador e diretor do Bloco Pipoca e Guaraná. [Rio de Janeiro]
FRANÇA
Eva Riot
Clarinetista e professora de formação musical do Conservatório de Héricourt. [Héricourt]
Léa Gilet
Flautista e professora de música. Atua em formação musical em escolas e conservatórios. [Besançon]
Samantha Eyssette
Cantora, inspirada na obra de Marie Louise Aucher em psicofonia, ela anima workshops de canções polifônicas para vários públicos: adultos como crianças. [Montpellier]
PROFESSORES PARCEIROS
BRASIL
Cadu Torres
Professor, violonista e integrante do Bloco do Sargento Pimenta. [Rio de Janeiro]
Celso Alvim
Percussionista e diretor do grupo de percussão Monobloco e professor. [Rio de Janeiro]
Cristiane Costa
Violonista e professora de música em escolas. [São Luís]
Isabela Ciavatta
Cantora, Percussionista e compositora, tem carreira solo e integra o grupo Tocaia. [Rio de Janeiro]
Jadson Dias
Professor de percepção na Orquestra Criança Cidadã. [Recife]
Marcelo Sant'Anna
Baterista, violonista, professor do Colégio Sagrado Coração. [Rio de Janeiro]
Marina Chuva
Percussionista e professora nas oficinas do Bloco do Sargento Pimenta e Bloco Pipoca e Guaraná. [Rio de Janeiro]
Matheus Fonseca
Percussionista e professor do Colégio Sarah Dawsey. [Rio de Janeiro]
Zé Motta
Percussionista, capoerista e professor no Bloco do Sargento Pimenta. [Rio de Janeiro]
FRANÇA
Dona Borel
Violonista e professora de violino do Conservatório Regional de Besançon. [Besançon]
Myriam Rignol
Musicista especializada em música antiga, toca viola da gamba e integra o grupo Les Timbres e o grupo Les Arts Florissants. É professora no Conservatório Regional de Besançon. [Besançon]