top of page
Sobre

o instituto

O Instituto d’O Passo acredita que a música é um direito. Nosso foco é o permanente desenvolvimento e a difusão do método O Passo® de educação musical, criado em 1996 pelo músico e professor Lucas Ciavatta. N'O Passo, o corpo está no centro de todo processo de aprendizado e construção de conhecimento musical.
O Instituto d'O Passo trabalha com projetos nos quais a música é uma vivência pessoal e também coletiva, acessível a qualquer pessoa.
Há o Instituto d'O Passo no Brasil, instituído como uma empresa sediada no Rio de Janeiro, e o Instituto d'O Passo França, que é uma associação sem fins lucrativos estabelecida em Montpellier.
Porém, não há fronteiras para as atividades do Instituto d'O Passo. A ideia central é circular Brasil adentro e mundo afora através de parcerias e projetos. O que fazemos – sejam cursos, aulas, oficinas, grupos musicais, shows, concertos ou eventos – está e estará sempre lá fora: nas ruas e nas praças, nas universidades e conservatórios, nas escolas regulares ou nos blocos de carnaval de rua,  em ONGs ou empresas, ou onde mais o desejo de fazer música estiver.

O Passo é para todos, onde for. Assim como a música deve ser.

Música e Educação para todos

“O Passo deveria ser adotado em todas as escolas, e para os professores principalmente, porque habitua a ter um gingado brasileiro, um molejo brasileiro, que ele conseguiu captar.”

Cecília Conde

Ex-Diretora do Conservatório Brasileiro de Música

o que fazemos

O Passo em movimento

O Instituto d’O Passo realiza cursos, consultoria pedagógica e projetos  que promovem impacto cultural e social, com a garantia da excelência na utilização do método O Passo®.

Cursos

O Instituto d’O Passo é responsável pelo único curso certificado para formação de professores no método O Passo®.

O objetivo é oferecer àqueles que querem começar a utilizar O Passo®, ou a professores que já conhecem e usam O Passo®, a oportunidade de imersão no método e a troca com músicos/professores do Instituto. O curso foca no domínio dos conceitos, ferramentas e exercícios do método para utilização em aulas de música. O Instituto d’O Passo realiza também cursos regulares e intensivos livres, para o público em geral.  SAIBA MAIS >

Projetos

Levam a marca do Instituto d’O Passo no Brasil e no mundo. São elaborados como projetos próprios ou sob demanda de empresas, ONGs e produtoras que têm interesse em obter impacto social positivo através de atividades culturais e pedagógicas com O Passo®. Atuamos na criação e gestão do projeto todo ou apenas em fases definidas do processo, construindo parcerias, por meio de leis de incentivo ou de editais.

Consultoria pedagógica

Atuamos junto a escolas regulares e escolas de música na elaboração ou aprimoramento do projeto pedagógico de educação musical, seja orientando ou formando equipes. Hoje, estamos no Colégio Sarah Dawsey (Rio de Janeiro - RJ) e no Conservatório de Besançon (Besançon - França).

Para mais informações sobre nossos projetos e saber como o método O Passo® pode colaborar com a sua ideia, entre em contato.

o que fazemos
quem faz

quem faz

DIREÇÃO

Lucas Ciavatta

Criador do método O Passo e diretor geral

Formado em Música pela Unirio e mestre em Educação pela UFF, é também diretor do Bloco d’O Passo, professor da PUC-Rio,  da Maracatu Brasil e coordenador de música do Colégio Sarah Dawsey. Há mais de 20 anos desenvolve projetos de música e educação em parceria com diversas instituições, escolas, universidades, ONGs, SESCs, prefeituras etc. No exterior, realizou cursos e oficinas d'O Passo na França, nos EUA, na Alemanha, na Áustria, no Chile e no Uruguai.

Daniela Ferreira Nunes
Diretora adjunta BR

Formada em História, com pós-graduação em Gestão Cultural. É gestora de projetos d’O Passo, atuou também na OSCIP Associação Redes de Desenvolvimento da Maré e foi Coordenadora Técnica da Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural da Secretaria Municipal de Cultural do Rio de Janeiro.

Emiliano Castro
Diretor adjunto BR

Violonista, compositor e professor de música. Formado em Ciências Sociais pela USP e em Guitarra Flamenca no Conservatori Superior de Música del Liceu de Barcelona. Como músico, gravou em mais de 40 discos como instrumentista, compositor, arranjador ou produtor e tocou em diferentes países da América Latina, Europa e África.

​Jérôme Viollet
Diretor adjunto FR

Baterista, percussionista, após um curso de percussão clássica, especializou-se em música caribenha e sul-americana depois de muitas estadias, incluindo Cuba, Brasil, Venezuela e Nova York. Sua formação musical e educacional sempre esteve ligada ao canto e à dança. Ele dirige, entre outros, projetos em torno de canções iorubás: "IBO IBO" e "GERONIMO". Além de suas atividades no Instituto d'O Passo, ensina no IMFP, no JAM e regularmente realiza cursos em toda a França.
 

Thomas Nicol
Diretor adjunto FR

Violoncelista clássico e barroco, ele é "intermitent du spectacle" e colabora em diversos projetos musicais com estética variada. Paralelamente ele estudou matemática e filosofia. Ele é professor de O Passo no conservatório de Besançon, especialmente para os alunos de graduação como parte de seus cursos de treinamento musical. Ele é regularmente convidado a apresentar O Passo a outros professores de diferentes instituições e é instrutor do Centro Nacional de Serviço Público Territorial (CNFPT).

PROFESSORES

Andrea Botelho

Pianista, regente e coordenadora do programa de ensino de música brasileira na Musikschule City West. [Berlim/ALEMANHA]

Cadu Torres

Professor, violonista e integrante do Bloco do Sargento Pimenta. [Rio de Janeiro/BRASIL]

Celso Alvim

Percussionista e diretor do grupo de percussão Monobloco e professor. [Rio de Janeiro/BRASIL]

Cristiane Costa

Violonista e professora de música em escolas. [São Luís/BRASIL]

Daniel Reginato

Cantor e professor da Escola do Auditório Ibirapuera [São Paulo/BRASIL]

Dona Borel
Violonista e professora de violino do Conservatório Regional de Besançon. [Besançon/FRANÇA]
Eva Riot

Clarinetista e professora de formação musical do Conservatório de Héricourt. [Héricourt/FRANÇA]

Felipe Reznik

Percussionista e formado em Música pela Unirio, professor de música do Colégio Eliezer Max. É um dos fundadores, diretor musical, coordenador de oficina e mestre de bateria do Bloco do Sargento Pimenta. [Rio de Janeiro/BRASIL]

Gabriel Aguiar

Violonista, professor formador do Instituto O Passo. Professor de música no Colégio Santo Inácio e do Centro Educacional Anísio Teixeira - CEAT. [Rio de Janeiro/BRASIL]

Isabela Ciavatta
Percussionista e cantora, integra os grupos Bloco d'O Passo e Samba Que Elas Querem. Professora no Projeto O Passo em Petrópolis e diretora da Oficina de Percussão para Mulheres. [Paris/FRANÇA]
Jadson Dias

Professor de percepção na Orquestra Criança Cidadã. [Recife/BRASIL]

Léa Gilet

Flautista e professora de música. Atua em formação musical em escolas e conservatórios. [Besançon/FRANÇA]

Lila Santos

Professora do Instituto Federal Sertão Pernambucano, em Petrolina. Pesquisadora e professora de canto e teclado escolas de música e na educação infantil e fundamental I. [Petrolina/BRASIL]

Marcelo Sant'Anna
Baterista, violonista, professor do Colégio Sagrado Coração e da Escola da Pequena Cruzada. [Rio de Janeiro/BRASIL]
Marina Chuva
Percussionista e professora nas oficinas do Bloco do Sargento Pimenta e Bloco Pipoca e Guaraná. [Rio de Janeiro/BRASIL]
Mateus Xavier

Percussionista, músico/professor do Instituto O Passo. É diretor-assistente do Bloco d'O Passo, diretor do Bloco Sargento Pimenta e fundador e diretor do Bloco Pipoca e Guaraná. [Rio de Janeiro/BRASIL]

Matheus Fonseca

Percussionista e professor do Colégio Sarah Dawsey. [Rio de Janeiro/BRASIL]

Myriam Rignol

Musicista especializada em música antiga, toca viola da gamba e integra o grupo Les Timbres e o grupo Les Arts Florissants. É professora no Conservatório Regional de Besançon. [Besançon/FRANÇA]

Samantha Eyssette

Cantora, inspirada na obra de Marie Louise Aucher em psicofonia, ela anima workshops de canções polifônicas para vários públicos: adultos como crianças.
Ela também atua no palco como atriz e estuda musicoterapia. [Montpellier/FRANÇA]

Taiana Machado

É cantora, preparadora vocal do método Ângela Herz e trabalhou com os grupos Bloco d’O Passo, Gigantes da Lira, Intrépida Trupe e SobreSalto. É professora de música nas escolas Eliezer Max e Centro Educacional Anísio Teixeira. [Rio de Janeiro/BRASIL]

Zé Motta

Percussionista, integrante do Bloco d'O Passo, capoerista e professor no Bloco do Sargento Pimenta. [Rio de Janeiro/BRASIL]

bottom of page