A Formação O Passo®
O Passo® é um método de educação musical criado pelo músico e educador brasileiro Lucas Ciavatta há 30 anos. O Passo® hoje em dia é amplamente utilizado no Brasil e na França, e conhecido nos EUA, Alemanha, Argentina, Áustria, Chile, Espanha, Noruega e Uruguai. Tendo como fonte a cultura popular e suas diversas formas de fazer música, mantendo sempre um diálogo como formas acadêmicas de ensino-aprendizagem, O Passo® trabalha para a construção de uma sólida base de ritmo e afinação, a partir da qual você pode ir onde quiser ir.
O Instituto d’O Passo reúne em torno de Lucas Ciavatta pessoas que no Brasil e no Exterior contribuem para o desenvolvimento d’O Passo®. O Instituto d’O Passo garante a coerência e a qualidade do desenvolvimento do método O Passo®.
A marca “O Passo” é uma marca protegida. Toda a utilização do nome “O Passo” para cursos, oficinas, projetos pedagógicos e artísticos deve receber o acordo formal da direção do Instituto d’O Passo.
A Formação O Passo® é oferecida exclusivamente pelo Instituto d’O Passo. O objetivo principal é garantir a qualidade da utilização do método O Passo®. É uma formação para professoras(es) de música. No entanto, não há pré-requisitos, temos recebido cada vez mais profissionais e amadoras(es) de outras áreas que têm visto n'O Passo® uma excelente oportunidade de finalmente aprender ritmo. Nesse sentido, o módulo I pode ser considerado como um excelente curso de introdução a O Passo®
Riquezas d’O Passo®
A simplicidade para avaliar e para se auto-avaliar
O Passo® propõe uma ferramenta simples e precisa de avaliação e de auto-avaliação.
Alunas(os) e professoras(es) conseguem observar claramente os progressos feitos.
Desde os primeiros passos até os níveis mais complexos
O Passo® acompanha a aprendizagem musical desde os primeiros passos até os níveis mais complexos.
O Passo® parte do andar e sua regularidade para construir todo o caminho musical.
A possibilidade de ler um movimento corporal
O Passo® trabalha com uma notação gráfica, mas também com uma a notação oral e, principalmente, com uma notação corporal.
Com O Passo® é possível escrever com o corpo, e assim conceitos subjetivos e pedagogicamente imprecisos, tais como “sentir”, se tornam desnecessários.
A importância do suingue
N’O Passo® o suingue (groove, phrasé, salsa) é desenvolvido a partir de três habilidades: precisão, fluência e intenção. Essas habilidades são facilmente observáveis no movimento corporal. Nesse sentido, uma melhora na qualidade do movimento corporal significa invariavelmente uma melhora na realização musical.
As três habilidades se inter-alimentam, mas precisam se desenvolver nessa ordem — sem precisão não é possível se alcançar a fluência e muito menos a intenção/interpretação.
A tranquila introdução da partitura tradicional
A notação gráfica d’O Passo® prepara para o sistema tradicional
Se uma pessoa aprende um novo alfabeto já sabendo falar a língua que o utiliza, essa pessoa terá muito mais facilidade para aprender esse novo alfabeto.
A facilitação do trabalho em grupo
O Passo® propõe ferramentas tanto para o trabalho individual quanto para o trabalho em grupo
Mesmo estudando sozinha(o), através d’O Passo®, a(o) aluna(o) já está em contato com as complexidades que a prática em grupo vai apresentar
A teoria musical integrada ao processo de se fazer música
O Passo® muda profundamente a relação da(o) aluna(o) com a teoria musical tornando-a ativa e lúdica.
Em qualquer fazer musical há teoria e prática. As teorias e as práticas são tão diversas quanto são os povos que as fazem. Uma constante, no entanto, é a necessidade de equilibrar o que se faz com o que se teoriza sobre o que se faz.
Coordenação motora ≠ ritmo
O Passo® entende que exercícios de coordenação motora não garantem necessariamente o desenvolvimento rítmico.
Um trabalho motor que não envolve fluxo é apenas um trabalho motor. No caso dos ritmos pulsantes o fluxo é garantido pela presença da pulsação.
Aprender a se mover ao tocar
Ninguém toca parado. Mesmo com movimentos mínimos, todas(os) musicistas se movem ao tocar. O Passo® nos ajuda a descobrir qual o melhor movimento para tocar o que se quer tocar.
Deixados à própria sorte, algumas(uns) alunas(os) vão aprender a melhor maneira de se mover ao tocar e outras(os) não. O Passo® garante que todas(os) vão ter ferramentas para descobrir.
Modelo de regência com com corpo todo
O Passo® não é uma dança nem um simples andar. O Passo® é um modelo de regência que envolve o corpo inteiro.
O Passo® não trabalha com movimentos expressivos. O Passo® trabalha com movimentos organizadores (os movimentos que nos ajudam a entender o que estamos tocando) e derivados (os movimentos mínimos que utilizamos para manter a mesma referência construída com os movimentos organizadores).
A consciência proprioceptiva
O Passo® desenvolve a consciência proprioceptiva.
Numa arte de performance como a música, fazer e compreender fazem parte de um mesmo processo.
Riquezas da Formação O Passo®
A Formação O Passo® propõe objetivos diversificados. Isso significa que ninguém atrasa ou apressa ninguém. Cada um(a) valida no seu próprio ritmo os objetivos.
Na Formação O Passo® o grupo é sempre constituído de participantes iniciantes e adiantadas(os). Isso cria uma dinâmica extremamente rica, pois haverá sempre alguém que sabe mais do que você e alguém que sabe menos.
Na Formação O Passo® toda a avaliação é individual. Através de uma avaliação rigorosa, mas cuidadosa, o que poderia ser visto como uma pressão desnecessária, é rapidamente entendido como uma oportunidade única para num primeiro momento aprender a fazer melhor e, num segundo, aprender como ajudar alguém a fazer melhor.
A Formação O Passo® oferece todas as ferramentas para que se possa estudar de forma autônoma entre um encontro e outro.
A Formação O Passo® propõe uma abordagem que considera quem está se formando tanto como professor(a) quanto como aluna(o). Isso garante o preenchimento de todas as eventuais lacunas deixadas na formação musical anterior de quem está se formando — uma perspectiva que depois será usada em sala de aula quando O Passo® for utilizado.
A Formação O Passo® propõe uma reflexão profunda a respeito da nossa prática pedagógica e dos conceitos que utilizamos para embasá-la.
Todos os encontros da Formação O Passo® acontecem com o criador do método Lucas Ciavatta.
Como acontece a Formação O Passo® ?
A Formação O Passo®:
. tem duração de 180 horas
. possui 6 módulos
. é oferecida em encontros de 30 horas nos formatos presencial e à distância.
Módulos e encontros
A validação de um módulo acontece normalmente no período de um encontro. Normalmente, validando um módulo por encontro, um(a) participante termina a Formação O Passo® depois de seis encontros. No entanto, esse tempo pode variar dependendo de dois fatores: a experiência musical anterior da(o) participante e o estudo realizado por cada participante entre um encontro e outro. Algumas pessoas precisarão de mais de seis encontros para terminar a Formação O Passo® e outras, menos.
O Instituto d’O Passo organiza quatro encontros de 30 horas por ano (dois encontros presenciais e dois encontros à distância). Todos os encontros são acessíveis a todas(os) as(os) participantes, independentemente do módulo em que ela(ele) está.
O módulo I pode ser considerado como um excelente curso de introdução a O Passo®
Planilha de acompanhamento
Ao se inscrever você recebe o link para uma planilha google que nós usaremos para acompanhar com você a sua formação. Só você e as(os) formadoras(es) podem acessá-la. Veja aqui um exemplo. A sua planilha terá, em cada objetivo, um link para um material detalhado para o estudo durante a Formação O Passo®, mesmo entre um encontro e outro. Uma vez iniciada a Formação O Passo® essa planilha estará acessível permanentemente.
Formato presencial
Uma semana (de segunda a sexta)
das 9h30 às 12h30 / intervalo / das 14h às 17h
(seis horas por dia durante cinco dias)
Formato à distância
Sábados quinzenais
das 9h às 13h
(cinco encontros de quatro horas via zoom + trocas via whatsapp entre um encontro e outro)
Obs: As aulas à distância são gravadas e disponibilizadas aos participantes. No entanto, o que nelas acontece são as discussões pedagógicas (como utilizar O Passo®, quando utilizar O Passo®, porque utilizar O Passo® etc) e as orientações de estudo. As avaliações acontecem através do envio de vídeos por whatsapp.
Quando e onde acontece a Formação O Passo® ?
2026
Encontro I — presencial
Local: São Paulo, na Escola de Música do Parque Ibirapuera
Datas: de 19 a 23 de janeiro de 2026
Horários: das 9h30 às 12h30 / intervalo / das 14h às 17h
Encontro II — à distância
Local: via Zoom
Datas: sábados quinzenais de março a maio de 2026
Horários: das 9h às 13h
Encontro III — presencial
Local: Rio de Janeiro, no Sobrado Boemia (Praça São Salvador, 1 — Laranjeiras)
Datas: de 20 a 24 de julho de 2026
Horários: das 9h30 às 12h30 / intervalo / das 14h às 17h
Encontro IV — à distância
Local: via Zoom
Datas: sábados quinzenais de setembro a novembro de 2026
Horários: das 9h às 13h
2027
Encontro I — presencial
Local: São Paulo, na Escola de Música do Parque Ibirapuera
Datas: a definir em janeiro de 2027
Horários: das 9h30 às 12h30 / intervalo / das 14h às 17h
Encontro II — à distância
Local: via Zoom
Datas: sábados quinzenais de março a maio de 2027
Horários: das 9h às 13h
Encontro III — presencial
Local: Rio de Janeiro, no Sobrado Boemia (Praça São Salvador, 1 sobrado — Laranjeiras)
Datas: a definir em julho de 2027
Horários: das 9h30 às 12h30 / intervalo / das 14h às 17h
Encontro IV — à distância
Local: via Zoom
Datas: sábados quinzenais de setembro a novembro de 2027
Horários: das 9h às 13h
Que tipo de certificado é conferido pela Formação O Passo® ?
Certificados
Certificado de participação — conferido sobre um mínimo de 75% de presença.
Certificado de conclusão de módulo — conferido àquelas(es) que validam todos os objetivos do módulo.
Certificado de conclusão de curso — conferido àquelas(es) que receberam os certificados de conclusão de módulo relativos aos 6 módulos.
Professoras(es) d’O Passo®
A validação dos 6 módulos da formação confere o título de “Professor(a) d’O Passo®”. Esse título pode figurar no CV da pessoa que o obteve. Contudo, este título não dispensa a(o) sua(seu) possuidor(a) de requerer o acordo formal da direção do Instituto d’O Passo para poder organizar projetos, cursos ou oficinas que envolvam o nome “O Passo”.
Qual é o programa da Formação O Passo® ?
Estando no Módulo I, a(o) participante:
será avaliada(o) em:
. Folha dos Números em 4 — trabalho sobre a notação corporal dos tempos de um compasso quaternário;
. Folha dos Números em 3 — trabalho sobre a notação corporal dos tempos de um compasso ternário;
. Folha de tocar e cantar com Números em 3 — trabalho sobre a capacidade de tocar e cantar simultaneamente frases rítmicas compostas apenas por tempos;
. Exercícios preparatórios para falar e para bater a Folha do E — trabalho sobre a notação corporal dos contratempos;
. Folha de partitura tradicional com Números — trabalho de passagem do sistema de notação gráfica d’O Passo para o sistema tradicional de figuras;
. Folha de Sequências de Graus (primeira forma) — trabalho com o sistema de solfejo por graus no modo maior de uma escala diatônica.
observará a dinâmica:
. Sinuca 1 — trabalho sobre o conhecimento teórico-prático dos quatro pilares de O Passo (corpo, imaginação, grupo e cultura) e suas articulações com questões rítmicas ligadas à coordenação motora.
fará os exercícios:
. O 1 girando – trabalho sobre a espacialização do som através de frases rítmicas com tempos num compasso de 4 tempos;
. 54321 — trabalho sobre os primeiros cinco graus do modo maior de uma escala diatônica;
. Coro a duas mãos — trabalho polifônico com o sistema de solfejo por graus e símbolos realizados com as mãos;
. O Pré-Passo — trabalho sobre o andar, a regularidade e a pulsação;
. Percussão com os ritmos Xote e Ciranda – trabalho com frases rítmicas utilizadas ou criadas pela cultura brasileira.
será avaliado nos exercícios:
. Compassos alternados (ciclos de 12) — trabalho sobre a polifonia rítmica com mudança de métrica;
. Saltos no tempo (a cruz) — trabalho sobre os ciclos do tempo e a antecipação;
. Som no espaço (com Números) — trabalho sobre a espacialização do som com tempos.
Estando no Módulo II, a(o) participante
será avaliada(o) em:
. Folha do E em 4 — trabalho sobre a notação corporal dos contratempos num compasso quaternário;
. Folha de tocar e cantar com E em 4 — trabalho sobre a capacidade de tocar e cantar simultaneamente frases rítmicas compostas por tempos e contratempos num compasso quaternário;
. Folha do E em 3 — trabalho sobre a notação corporal dos contratempos num compasso ternário;
. Folha de tocar e cantar com E em 3 — trabalho sobre a capacidade de tocar e cantar simultaneamente frases rítmicas compostas por tempos e contratempos num compasso ternário;
. Folha de partitura tradicional com E — trabalho de passagem do sistema de notação gráfica d’O Passo para o sistema tradicional de figuras;
. Folha de Sequências de Graus (segunda forma) — trabalho com o sistema de solfejo por graus no modo maior de uma escala diatônica.
será avaliado na dinâmica:
. Sinuca 1— trabalho sobre o conhecimento teórico-prático dos quatro pilares de O Passo (corpo, imaginação, grupo e cultura) e suas articulações com questões rítmicas ligadas à coordenação motora;
fará os exercícios:
. Mudança de métrica – trabalho sobre as possibilidades de mudança do tamanho dos ciclos de tempo sobre os quais uma música está estruturada;
. Canon forçado — trabalho sobre a possibilidade de fazer un canon com qualquer canção;
. Som no espaço (com E) — trabalho sobre a espacialização do som através de frases rítmicas com tempos e contratempos;
. Percussão com os ritmos Ijexá e Funk – trabalho com frases rítmicas utilizadas ou criadas pela cultura brasileira.
será avaliado nos exercícios:
. Compassos alternados (ciclos de 16) — trabalho sobre a polifonia rítmica com mudança de métrica;
. Saltos no tempo (a cruz, o relógio e o infinito) — trabalho sobre os ciclos do tempo e a antecipação;
. Coro a duas mãos (conduzir) — trabalho polifônico com o sistema de solfejo por graus e símbolos realizados com as mãos.
Estando no Módulo III, a(o) participante
será avaliada(o) em:
. Folha do I em 4 — trabalho sobre a notação corporal das divisões em 4 num compasso quaternário;
. Folha de tocar e cantar com I em 4 — trabalho sobre a capacidade de tocar e cantar simultaneamente frases rítmicas com divisões em 4 num compasso quaternário;
. Folha do I em 3 — trabalho sobre a notação corporal das divisões em 4 num compasso ternário;
. Folha de tocar e cantar com I em 3 — trabalho sobre a capacidade de tocar e cantar simultaneamente frases rítmicas com divisões em 4 num compasso ternário;
. Folha de partitura tradicional com I — trabalho de passagem do sistema de notação gráfica d’O Passo para o sistema tradicional de figuras.
será avaliado na dinâmica:
. Sinuca 2 — trabalho sobre o conhecimento prático-teórico do conceito de duração e do conceito de posição;
. Análise de vídeo 1 — trabalho sobre a capacidade de articular uma certa performance com os princípios e pilares d'O Passo.
fará os exercícios:
. Coral de Bach— trabalho com graus sobre a polifonia melódica de um coral de Johann Sebastian Bach;
. Percussão com o ritmo Baião — trabalho com frases rítmicas utilizadas ou criadas pela cultura brasileira.
será avaliado nos exercícios:
. Som no espaço (com E) — trabalho sobre a espacialização do som através de frases rítmicas com tempos e contratempos;
. Saltos no tempo (entradas e passagens) — trabalho sobre os ciclos do tempo e a antecipação.
Estando no Módulo IV, a(o) participante
será avaliada(o) em:
. Folha do O em 4 — trabalho sobre a notação corporal das divisões em 3 num compasso quaternário;
. Folha de tocar e cantar com O em 4 — trabalho sobre a capacidade de tocar e cantar simultaneamente frases rítmicas com divisões em 3 num compasso quaternário;
. Folha do O em 3 — trabalho sobre a notação corporal das divisões em 3 num compasso ternário;
. Folha de tocar e cantar com O em 3 — trabalho sobre a capacidade de tocar e cantar simultaneamente frases rítmicas com divisões em 3 num compasso ternário;
. Folha de partitura tradicional com O — trabalho de passagem do sistema de notação gráfica d’O Passo para o sistema tradicional de figuras;
. Folha coral — trabalho sobre a capacidade de cantar uma voz e escutar outra;
. Folha coral com partitura tradicional — trabalho sobre a capacidade de cantar uma voz e escutar outra.
será avaliado na dinâmica:
. Sinuca 3 — trabalho sobre o conhecimento prático-teórico das três formas de notação d’O Passo®: oral, corporal e gráfica;
. Análise de vídeo 2 — trabalho sobre a capacidade de articular uma certa performance com os princípios e pilares d'O Passo.
fará os exercícios:
. Tocar e cantar (Ciranda) — trabalho sobre a capacidade de tocar e cantar simultaneamente frases rítmicas da cultura brasileira;
. Tocar e cantar (Partido Alto) — trabalho sobre a capacidade de tocar e cantar simultaneamente frases rítmicas da cultura brasileira;
. Improvisação rítmica (4 tempos e 3 tempos simples) — trabalho sobre a liberdade de criar frases rítmicas no momento da performance utilizando uma pulsação simples;
. Percussão com o ritmo Samba — trabalho com frases rítmicas utilizadas ou criadas pela cultura brasileira.
será avaliado nos exercícios:
. Compassos alternados em compassos ímpares (ciclos de 19) — trabalho sobre a polifonia rítmica com mudança de métrica;
. Saltos no tempo (movimentos) — trabalho sobre os ciclos do tempo e a antecipação;
. Som no espaço (com I) — trabalho sobre a espacialização do som através de frases rítmicas com uma pulsação simples;
. Trio em encaixe (com I) — trabalho sobre a capacidade de tocar frases rítmicas imbricadas numa pulsação simples.
Estando no Módulo V, a(o) participante
será avaliada(o) em:
. Folha do A — trabalho sobre a notação corporal das divisões em 8;
. Folha do I do O — trabalho sobre a notação corporal das divisões em 6;
. Folha de tocar e cantar com I do O — trabalho sobre a capacidade de tocar e cantar simultaneamente frases rítmicas com divisões em 6;
. Folha de swing — trabalho sobre a notação corporal das 4 divisões de uma pulsação em swing;
. Folha de shuffle — trabalho sobre a notação corporal das 4 divisões de uma pulsação em shuffle;
. Folha de compassos quinário e setenário — trabalho sobre a notação corporal de compassos quinários e setenários;
. Folha de compassos quebrados — trabalho sobre a notação corporal de compassos em 3 tempos e meio e de compassos em 2 tempos e meio.
será avaliado na dinâmica:
. Sinuca 4 — trabalho sobre o conhecimento prático-teórico do sistema de solfejo com graus e de um estudo comparativo com outros sistemas;
. Análise de vídeo 3 — trabalho sobre a capacidade de articular uma certa performance com os princípios e pilares d'O Passo.
fará os exercícios:
. Tocar e cantar (Jongo) — trabalho sobre a capacidade de tocar e cantar simultaneamente frases rítmicas da cultura brasileira;
. Melodias em encaixe — trabalho sobre a capacidade de tocar frases melódicas imbricadas;
. Progressões alternadas — trabalho sobre a polifonia melódica com diversas métricas;
. Improvisação rítmica (4 tempos e 3 tempos compostos) — trabalho sobre a liberdade de criar frases rítmicas no momento da performance utilizando uma pulsação composta;
. Percussão com o ritmo Maracatu – trabalho com frases rítmicas utilizadas ou criadas pela cultura brasileira.
será avaliado nos exercícios:
. Compassos alternados em compassos quebrados — trabalho sobre a polifonia rítmica com mudança de métrica em compassos quebrados;
. Saltos no tempo (o desenho) — trabalho sobre os ciclos do tempo e a antecipação;
. Som no espaço (com O) — trabalho sobre a espacialização do som através de frases rítmicas com uma pulsação composta;
. Trio em encaixe (com O) — trabalho sobre a capacidade de tocar frases rítmicas imbricadas numa pulsação composta.
Estando no Módulo VI, a(o) participante
será avaliada(o) em:
. Folha do quiálteras de 2 e de 3 — trabalho sobre a passagem entre as notações corporais de uma pulsação simples e as notações corporais de uma divisões composta;
. Folha de tocar e cantar com E e O (Boi) — trabalho sobre a capacidade de tocar e cantar simultaneamente frases rítmicas da cultura brasileira;
. Folha de deslocamento a 3 — trabalho sobre a superposição de frases em três sobre uma base em quatro.
será avaliado na dinâmica:
. Análise de vídeo 4 — trabalho sobre a capacidade de articular uma certa performance com os princípios e pilares d'O Passo.
fará os exercícios:
. Improviso melódico — trabalho sobre a liberdade de criar frases melódicas no momento da performance;
. Improviso rítmico (5 tempos e 7 tempos simples) — trabalho sobre a liberdade de criar frases rítmicas no momento da performance utilizando uma pulsação simples.
. Improviso rítmico (5 tempos e 7 tempos compostos) — trabalho sobre a liberdade de criar frases rítmicas no momento da performance utilizando uma pulsação composta;
. Percussão com o ritmo Alujá – trabalho com frases rítmicas utilizadas ou criadas pela cultura brasileira.
será avaliado nos exercícios:
. Compassos alternados ou Progressões alternadas (compor e conduzir) — trabalho sobre a polifonia rítmica e/ou melódica com mudança de métrica;
. Saltos no tempo (um desenho) (compor e conduzir) — trabalho sobre os ciclos do tempo e a antecipação;
. Trio em encaixe ou Melodia em encaixe (com I ou O) (compor e conduzir) — trabalho sobre a capacidade de tocar frases rítmicas e/ou melódicas imbricadas;
. O estudo de caixa — trabalho sobre a capacidade de tocar os exercícios básicos desse instrumento de percussão.
Quanto custa a Formação O Passo® ?
O preço de um encontro presencial é R$880
O preço de um encontro à distância é R$670
Utilize a chave PIX: 05403437000190 (CNPJ da O Passo Produções Artísticas e Culturais)
Parcelamento do valor do encontro
É possível parcelar o valor total em até quatro vezes, contanto que a última parcela seja paga antes do início do encontro.
Desconto para pagamento integral do valor total
Há um desconto de 10% no caso do pagamento integral do valor total da Formação O Passo®.
Considerando-se 6 encontros presenciais o valor total de R$ 5.280 passa a ser de R$ 4.752.
Considerando-se 6 encontros à distância o valor total de R$ 4.020 passa a ser de R$ 3.618.
Considerando-se 3 presenciais e 3 à distância o valor total de R$ 4.650 passa a ser de R$ 4.185.




